Close

Nova Pia Batismal da Catedral

Nova Pia Batismal da Catedral

Na solene Vigília Pascal, na noite santa e mais bela de todas as noites, a Catedral de Belém inaugurou sua nova pia de batismo, compondo o belo conjunto artístico de móveis litúrgicos, como altar, ambão em forma de águia, porta círio Pascal e castiçais, todos esculpidos em madeira com a aplicação de folhas de ouro. Tudo isso, para dar mais dignidade ao sacramento que abre a porta da fé, o batismo.

O trabalho de confecção foi realizado pelo artesão de Icoaraci Alberto Amaro dos Santos e finalizado pelo restaurador José Davi Pereira.

O interior da pia de batismo, todo em pastilha de ouro, para lembrar a glória do nascimento dos novos filhos de Deus, nascido do batismo, ou seja, são revestidos de Cristo.

Pois, “pelo Batismo, somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão”, diz o Catecismo da Igreja Católica (CCI 1213).

São Gregório Nazianzeno dizia que o batismo é um “dom, porque é concedido aos que nada têm; graça, porque é dado também aos culpados; batismo, porque o pecado é sepultado na água; unção, porque é sagrado e régio (assim se tornam os que são ungidos); iluminação, porque é luz resplendente; veste, porque cobre a nossa vergonha; banho, porque nos lava; selo, porque nos preserva e é sinal do poder de Deus”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *