Close

CÔN. ROBERTO CAVALLI JR – 5º ANO DE POSSE COMO CURA DA CATEDRAL DE BELÉM

  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • CÔN. ROBERTO CAVALLI JR – 5º ANO DE POSSE COMO CURA DA CATEDRAL DE BELÉM

CÔN. ROBERTO CAVALLI JR – 5º ANO DE POSSE COMO CURA DA CATEDRAL DE BELÉM

Texto: Cassio Pessoa Araújo

A igreja catedral é a igreja mãe de toda a Igreja Particular. Na sé – catedral encontra-se a cátedra do bispo – a cadeira, onde o Bispo Diocesano exercita uma das suas três missões fundamentais, que é o “munus docendi”, ou seja, o múnus de ensinar as verdades da fé para os seus diocesanos.

Para bem servir o povo de Deus, o Bispo Diocesano nomeia um sacerdote idôneo para assumir a função de Cura de sua sede, lembrando a todos que antes de tudo a obrigação pastoral primeira da catedral, é do bispo diocesano. E, como em todas as paróquias, o cura da Sé de Belém é aquele que dinamiza e anima a vida pastoral desta porção do povo de Deus.

Após suceder dois grandes Curas: Mons. Nelson Soares (1985-1998 e Côn José Gonçalo (1998-2017), ainda guardados na memória de tantos paroquianos, chega no dia 15 de janeiro de 2017, o então Pe. Roberto Cavalli Jr., para assumir a árdua missão de continuar a salvaguarda da Igreja Mãe de nossa Arquidiocese de Belém, pois como bem diz a Sacrosanctum Concilium no número 41:

“todos devem dar a maior importância à vida litúrgica da diocese que gravita em torno do bispo, sobretudo na igreja catedral: convencidos de que a principal manifestação da Igreja se faz numa participação perfeita e ativa de todo o povo santo de Deus na mesma celebração litúrgica, especialmente na mesma Eucaristia, numa única oração, num só altar a que preside o bispo rodeado pelo seu presbitério e pelos seus ministros”.

Que o Altíssimo continue a abençoar o ministério exercido pelo Cônego Roberto a frente da Catedral de Belém, e fortaleça cada dia mais sua fé e dedicação ao serviço da Igreja.

Fotos: POSSE CÔN. ROBERTO EMILIO CAVALLI JR – por Silvia Ataide

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *