Close

CÔN. ROBERTO CAVALLI JR – 5º ANO DE POSSE COMO CURA DA CATEDRAL DE BELÉM

  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • CÔN. ROBERTO CAVALLI JR – 5º ANO DE POSSE COMO CURA DA CATEDRAL DE BELÉM

CÔN. ROBERTO CAVALLI JR – 5º ANO DE POSSE COMO CURA DA CATEDRAL DE BELÉM

Texto: Cassio Pessoa Araújo

catedraldebelem.com.br con roberto cavalli jr 5o ano de posse como cura da catedral de belem img 6695

A igreja catedral é a igreja mãe de toda a Igreja Particular. Na sé – catedral encontra-se a cátedra do bispo – a cadeira, onde o Bispo Diocesano exercita uma das suas três missões fundamentais, que é o “munus docendi”, ou seja, o múnus de ensinar as verdades da fé para os seus diocesanos.

catedraldebelem.com.br con roberto cavalli jr 5o ano de posse como cura da catedral de belem img 6699

Para bem servir o povo de Deus, o Bispo Diocesano nomeia um sacerdote idôneo para assumir a função de Cura de sua sede, lembrando a todos que antes de tudo a obrigação pastoral primeira da catedral, é do bispo diocesano. E, como em todas as paróquias, o cura da Sé de Belém é aquele que dinamiza e anima a vida pastoral desta porção do povo de Deus.

catedraldebelem.com.br con roberto cavalli jr 5o ano de posse como cura da catedral de belem img 6718

Após suceder dois grandes Curas: Mons. Nelson Soares (1985-1998 e Côn José Gonçalo (1998-2017), ainda guardados na memória de tantos paroquianos, chega no dia 15 de janeiro de 2017, o então Pe. Roberto Cavalli Jr., para assumir a árdua missão de continuar a salvaguarda da Igreja Mãe de nossa Arquidiocese de Belém, pois como bem diz a Sacrosanctum Concilium no número 41:

“todos devem dar a maior importância à vida litúrgica da diocese que gravita em torno do bispo, sobretudo na igreja catedral: convencidos de que a principal manifestação da Igreja se faz numa participação perfeita e ativa de todo o povo santo de Deus na mesma celebração litúrgica, especialmente na mesma Eucaristia, numa única oração, num só altar a que preside o bispo rodeado pelo seu presbitério e pelos seus ministros”.

Que o Altíssimo continue a abençoar o ministério exercido pelo Cônego Roberto a frente da Catedral de Belém, e fortaleça cada dia mais sua fé e dedicação ao serviço da Igreja.

catedraldebelem.com.br con roberto cavalli jr 5o ano de posse como cura da catedral de belem 20220111 135041844 ios

Fotos: POSSE CÔN. ROBERTO EMILIO CAVALLI JR – por Silvia Ataide

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *