Close

PEREGRINAÇÕES DE SÃO JOÃO BATISTA – JUNHO DE 2021

  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • PEREGRINAÇÕES DE SÃO JOÃO BATISTA – JUNHO DE 2021

PEREGRINAÇÕES DE SÃO JOÃO BATISTA – JUNHO DE 2021

O mês de junho tem especial importância para a comunidade da Igreja de São João Batista, carinhosamente chamada de Igreja de São Joãozinho, dado ao fato de ser pequena, como que uma capela. Com efeito, os fiéis católicos que moram nos arredores (e também de outro bairros), devotos de São João Batista, o Precursor, festejam este mês com muitas orações, novenas e reuniões festivas, com o colorido alegre, característica do mês junino.

Um dos elementos da piedade devota de São João Batista são asperegrinações de sua imagem, em pequenas procissões de casa em casa, visitando as famílias, com roteiros de orações, partilha do Evangelho, meditações etc. Entretanto, em razão das limitações impostas pela Pandemia da Covid 19, desde o ano passado, tais peregrinações assumiram um novo formato, a saber, somente com a imagem do Santo Padroeiro, sem procissões.

As peregrinações seguiram uma agenda de datas, um dia para cada família que desejou receber a imagem em seu lar. Juntamente com a imagem devidamente higienizada (em obediência às normas sanitárias), seguiram livretos com roteiro de orações e meditações para serem rezadas. Cada família que a recebeu em um dia, no seguinte a entregou para outra família, seguindo o agendamento. Neste ano de 2021 peregrinaram 07 (sete) imagens do Precursor durante todo o mês de junho, perfazendo um total de 210 (duzentas e dez) famílias visitadas, nomeadamente entre os fiéis devotos da comunidade da Igreja de São João Batista, mas, também entre fiéis de outras paróquias da área central da cidade. 

As peregrinações, muito populares entre os fiéis católicas de nossa Arquidiocese, são poderosos instrumentos de evangelização, que muito fortaleceram as famílias, nomeadamente nos difíceis tempos de pandemia em que vivemos. São João Batista é o Profeta que fecha o ciclo temporal do Antigo Testamento, pois que anuncia a chegada do Cordeiro de Deus que tira o Pecado do Mundo, leia-se, o Filho de Deus, a pessoa divina cuja encarnação (vida, paixão, morte e ressurreição) inaugura o Novo Testamento. Eis porque São João Batista é chamado de Precursor, aquele que anuncia a chegada do Redentor

Com o encerramento das peregrinações de São João Batista de 2021, nossa comunidade se rejubila pelos muitos frutos produzidos, seja na evangelização e no fortalecimento da unidade comunitária/eclesial, bem como nas muitas bênçãos e graças recebidas pelas famílias visitadas. 
São João Batista, rogai por nós!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *