Close

PEREGRINAÇÕES DE MAIO

PEREGRINAÇÕES DE MAIO

Já quase findando o belo e perfumado mês de MAIO, mês celeste dedicado à Santíssima Virgem Maria, e também no qual celebramos a taumaturga Santa Rita de Cássia, nossa Paróquia está em festa, celebrando este abençoado mês com Missas, Novenas e peregrinações.

No rol da programação de nossa Paróquia, o Setor Missionário São João está realizando as peregrinações em honra de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e de Santa Rita de Cássia.

Com tais peregrinações, assim como nas demais já realizadas, pretende-se fazer melhor conhecer os fundamentos católicos (tradição e doutrina) destas devoções de piedade popular muito querida dos nossos paroquianos, possibilitando assim uma bonita catequese, leia-se, um instrumento de evangelização.

NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA

A Imaculada Virgem Maria apareceu a três pastorinhos (Lúcia, Jacinta e Francisco), em Fátima (Portugal), a 13 de maio de 2017. Identificando-se como a Senhora do Rosário, a Mãe do Redentor pediu-lhes que rezassem o seu Rosário e que fizessem penitência. Ela também proclamou mensagens proféticas, pedindo orações pela conversão dos pecadores. Assim, em razão desta aparição, o povo passou a chamar a Mulher Vestida de Luz de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Muitos sinais da santa presença de Nossa Senhora naquele lugar (Fátima – Portugal) foi testemunhado pelo povo simples de Fátima. Entre esses sinais temos o chamado “Milagre do Sol”, assim denominado ao fenômeno no qual o sol ficou prateado, emitindo cores diversas, com muitos raios de luz, além de ter bailado no céu, à vista de todos. O fenômeno sobrenatural aconteceu a 13 de outubro de 2017. Entre os quase 100.000 fiéis que testemunharam o “Milagre do Sol” muitos deles ficaram curados de graves doenças. Passados mais de 100 anos desta milagrosa aparição, a devoção à Nossa Senhora do Rosário de Fátima espalhou-se pelo mundo inteiro, chegando a nossa cidade de Belém, onde é bastante cultuada. Também atualmente em pleno século XXI, muitos milagres continuam acontecendo por sua intercessão.

SANTA RITA DE CÁSSIA

Nascida em Margherita Lotti em 1381, desde criança sonhou em consagrar-se inteiramente a Deus. Contudo, veio a casar-se com Paulo Mancini (filho de um poderoso cavaleiro, Ferdinando Mancini), com quem teve dois filhos. Foi exemplo de esposa e mãe, seja em cuidados humanos, seja em cuidados espirituais, pois muito rezou pela conversão de sua família. Após a morte do marido (assassinado) e dos filhos (a pedido da própria Margherita à Deus para que não cometessem o pecado de vingar a morte do pai), ela pode, enfim, realizar seu sonho, ingressando na Ordem das Freiras Agostinianas, onde muito sofreu por causa de um estigma que milagrosamente lhe cravou a testa (um espinho), o qual exalava um mau odor. Mas, Santa Rita ofereceu a Deus todas as humilhações e dores. Antes de falecer, Santa Rita teve uma visão de Jesus e da Virgem Maria que a convidaram no Paraíso. De fato, a 22 de maio de 1457, uma freira viu a sua alma subir ao céu, acompanhada de Anjos, ao mesmo instante em que os sinos da igreja começaram a tocar sozinhos, enquanto um perfume suavíssimo se espalhou por todo o Mosteiro. Foi visto uma luz luminosa entrando na cela de Santa Rita… morria assim odor de santidade.

Que Nossa Senhora do Rosário de Fátima nos conceda graças abundantes; e que Santa Rita de Cassia interceda a Deus por nossos impossíveis.

Confira os registros das famílias que receberam as imagens em seus lares.

Testemunhos colhidos das famílias que participaram no mês de maio das novenas de Nossa Senhora de Fátima e Santa Rita de Cássia.

Testemunho 1
Em Setembro de 2019, mas precisamente no dia 13/09/2019, ou seja, um dia após o aniversário de nosso filho Miguel, a irmã mais velha de meu pai veio a óbito. Ela não tinha filhos vivos e o esposo havia falecido há 14 anos, deixando vários bens, dentre eles uma vila de casa no Bairro da Pedreira. Sabíamos que a vila tinha o nome de Nossa Senhora de Fátima, pois o meu tio Carlos (esposo de minha tia Vilma) era devoto da santa, assim como todo bom português. Sim!!! Ele era português!No final de 2019 foi aberto o testamento e descobrimos que das 7 casas da vila, a minha tia Vilma havia deixado as duas últimas para meu pai. Não sabíamos que as casas eram “numeradas” por letras, bem como não lembrávamos de como era a vila. No ano de 2020 meu pai deu uma das casas para nosso filho Miguel, neto primogênito. Mas de repente, fomos surpreendidos pela pandemia e nossa visita à vila fora adiada. Em junho do mesmo ano, decidimos ver a casa, até então meu pai havia dito para nos escolhermos. Viemos até a vila, eu, meu esposo, nosso filho e meus pais e a única casa desocupada era a de letra F, inclusive a casa estava precisando passar por uma pequena reforma. Meus sogros vieram conhecer a casa, porém meu sogro queria que ficássemos com a última, mas a última casa, de letra G, estava alugada. Foi então que decidimos ficar com a casa F. Em Agosto iniciamos a reforma e o pedreiro acabou enrolando para terminar o serviço. Tivemos que contratar outro pedreiro, porém a casa estava com problemas junto a Cosanpa e foi uma luta para resolver, mas com as benção de Nossa Senhora conseguimos. No dia 02.02.2021 finalmente mudamos. Após 07 anos morando com meus pais, finalmente teríamos nossa casa. Nos fundos da vila, tem uma altar com a imagem de Nossa Senhora de Fátima e sempre acendo uma vela, seja em agradecimento, seja pelas vítimas da pandemia. No dia 09.05.2021 fomos abençoados pela visita da imagem peregrina em nossa casinha. E no dia 02.06.2021 fomos agraciados por ganhar a imagem. Nada é coincidência, tudo é a mãe de Deus. Hoje moramos na Vila Nossa Senhora de Fátima, na casa F (Fátima). Nosso muito obrigada a Mayara e Dani que ofereceram a imagem peregrina à minha família, e, durante um período muito difícil para todos que é a pandemia. Que Nossa Senhora de Fátima nos abençoe sempre e proteja todos os seu filhos, nos livrando desta terrível doença.
Adriana Eluan Costa

Testemunho 2
No dia 27/05/21 (quinta feira), minha filha estava ficando gripada e se queixando de muita dor de garganta. Fomos cuidando dos sintomas, e meu filho acompanhando o quadro dela, e eu como sempre, recorrendo ao Senhor, em oração,  pela restauração da saúde dela e de todos os enfermos. No domingo, dia 30/05/21 ela piorou, e ficou com muita tosse e dor no peito. Levei ela para a urgência a noite, e lá chegando foi atendida, e a médica achava que o quadro era sugestivo de covid.  Então redobrei minhas orações, suplicando a Nossa Senhora de Fátima (a quem eu e minha família somos consagrados), e pedi a Ela que viesse ao nosso encontro, nos ajudar. Na mesma noite minha filha fez os exames e medicações necessárias, e fomos para casa. Durante a noite, rezei mais uma vez o meu terço e pedi a companhia de Maria naquela noite. Enquanto rezava ia tocando a costa da minha filha, e pedindo que ela não estivesse doente de Covid. Meu coração estava muito aflito, pois muitos jovens vêm adoecendo, e com formas graves. Mas eu confiei, e me abandonei em Jesus. Então pela manhã, acordei aflita, pois sairia o resultado do exame de covid que ela havia feito. Após os cuidados com a casa, e com ela, me coloquei diante do meu oratório e iniciei meu Santo Terço,  ao finalizar, pedi a Jesus que me desse um sinal de que Ele escutava minha oração e meu clamor de mãe. E voltei meus olhos para Nossa Senhora de Fátima e pedi o mesmo a Ela. Ao final do Terço, peguei meu celular, e vi uma mensagem da minha querida irmã em Cristo, Sebastiana, que dizia assim: ” minha irmã, hoje Nossa Senhora de Fátima vai para sua casa”, quando eu li essa mensagem, no mesmo instante, veio ao meu coração: Maria e Jesus estão ouvindo minhas orações, Ela virá para minha casa, e está intercedendo pela saúde de minha filha. A Sebastiana foi instrumento de Deus na minha vida, naquele momento. Então fui invadida, por uma grande confiança que brotava dessa experiência divina. E as 16h sai o temido resultado do teste de covid: NÃO REAGENTE (NEGATIVO), então clamei maravilhas ao Senhor. Naquele momento, a alegria e a gratidão invadiram os nossos corações na minha casa. E neste dia, fui para Catedral, servir e agradecer na Missa da Cura. E creiam, minha filha no outro dia, 01/06/2021, estava totalmente curada. Uma experiência indizível do Amor de Maria por nós!Nossa Senhora cumpriu a Sua promessa, que todo aquele que pedir a Ela a sua intercessão, o Seu Passar a Frente,  Ela atende.Obrigada minha mãe do céu,  Obrigada Jesus.Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.  Amém
Rosa Amélia

Testemunho 03
A presença da imagem de Santa Rita de Cássia em casa foi muito especial. Momentos de gratidão, reflexão e o que temos buscado com Deus. Quando  refletimos a vida de Santa Rita de Cássia, vendo sua história que mostra um pouco a realidade de muitas mulheres no dia de hoje, o sofrimento e os maus tratos que passou com o seu marido. Mas a devoção, a entrega, paciência e resignação por tudo que sofreu nos ensina que a fé, a perseverança e o perdão nos levam a conversão no amor de Deus e seguir seus mandamentos.Sentimos que Santa Rita de Cássia deixou  paz e uma tranquilidade em nossos corações.
Dimarildes 

Testemunho 04
Quero agradecer a intercessão de Santa Rita de Cássia  por alcançar está graça que há quase dois anos esperava: minha perícia para isenção de imposto de renda da qual tenho direito desde março de 2019.
Linda Imbiriba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *