Close

O JUBILEU DE PRATA DO ÓRGÃO CAVAILLÉ COLL DA SÉ DE BELÉM (1996 – 2021)

  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • O JUBILEU DE PRATA DO ÓRGÃO CAVAILLÉ COLL DA SÉ DE BELÉM (1996 – 2021)

O JUBILEU DE PRATA DO ÓRGÃO CAVAILLÉ COLL DA SÉ DE BELÉM (1996 – 2021)

Autor: Cassio Pessoa Araújo

Hoje (14), fazemos memória do Jubileu de Prata de Reinauguração do Órgão Cavaillé Coll, que foi construído pelo organeiro mais afamado de sua época, o Mr. Aristide Cavaillé Coll. O instrumento é o maior em funcionamento, fabricado pelo mestre, na América Latina.

Inaugurado em primeira audição no dia 09 de setembro de 1882, por Dom Antônio Macedo Costa (10° Bispo de Belém), que encomendou o magnífico instrumento e também foi o idealizador do processo de embelezamento da Sé de Belém, o órgão ficou ativo por mais de meio século; entretanto, devido às ações do tempo, ficou bastante deteriorado, elevando ainda mais os custos para uma manutenção e reforma completa. Apesar disso, no ano de 1995, o então Cura da Sé, Mons. Nelson Brandão, iniciou a restauração completa, que foi concluída no dia 14 de junho de 1996, com a sessão solene de reinauguração, presidida por Dom Vicente Joaquim Zico, C.M. (8° Arcebispo de Belém), com a participação da Schola Cantorum e do Organista Paulo José Campos de Melo, além de diversas autoridades.

São 25 anos em que o povo católico e os amantes da música sacra podem desfrutar deste magnifico instrumento “cujo som é capaz de dar às cerimônias do culto um esplendor extraordinário e elevar poderosamente o espírito para Deus.” (Cf. SC. 120). Parabéns a todos que zelam e cuidam deste que é, sem duvida, um patrimônio de valor incalculável para a cultura do Estado do Pará e para a liturgia de nossa Arquidiocese de Belém.

1 thought on “O JUBILEU DE PRATA DO ÓRGÃO CAVAILLÉ COLL DA SÉ DE BELÉM (1996 – 2021)

  1. Carlos Alberto Pereira Ferreira

    Ótima descrição da história do órgão.
    Orgulho-me de ter na minha cidade um órgão tão magnífico.
    Sempre assisto a missa das 19:00 nos domingos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *