Close

FESTIVIDADE DE SANTA MARIA DE BELÉM 2021- INÍCIO DAS NOVENAS

  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • FESTIVIDADE DE SANTA MARIA DE BELÉM 2021- INÍCIO DAS NOVENAS

FESTIVIDADE DE SANTA MARIA DE BELÉM 2021- INÍCIO DAS NOVENAS

Neste mês de agosto de 2021, nossa Paróquia realizará as peregrinações em honra de Santa Maria de Belém.

Em Missa realizada neste Sábado, 31 de Julho, na Catedral de Belém, as imagens peregrinas receberam a benção de Deus para mais um mês de peregrinações. Com tais peregrinações, pretende-se fazer melhor conhecer a história de Santa Maria de Belém, padroeira de nossa Arquidiocese e da própria cidade, possibilitando-nos viver como que um retiro espiritual em preparação para a grandiosa Festividade que acontecerá de 26 de agosto a 01 de setembro de 2021.

A História

É sabido que no Natal de 1615 o capitão-mor Francisco Caldeira Castelo Branco partiu de São Luís do Maranhão com três navios e 150 homens para ocupar o Amazonas. Em 16 de janeiro de 1616, desembarcou na bela e frondosa Baía do Guajará, onde ergueu o Forte do Presépio e fundou o povoado que posteriormente receberia o nome de Santa Maria de Belém do Grão-Pará. 

Em 04 de março de 1719, o Papa Clemente XI criou o Bispado do Pará, por meio da Bula “Copiosus in Misericórdia”, dando à nova Diocese o mesmo nome da cidade, a saber, Santa Maria de Belém do Grão Pará.; 

A 1º de maio de 1906, o Papa São Pio X publicou a Bula “Sempiternum Humani Generis”, elevando a então Diocese à Arquidiocese. No mesmo ato foi renovada a sua consagração à Santa Maria de Belém como sua padroeira principal. 

Na fachada da Catedral de Belém do Pará (inspirada na arquitetura oficial da corte de Lisboa na época de D. João V), pode-se admirar uma enorme efígie da Virgem Maria com o Menino Jesus sentado em seu colo e abraçando sua mãe. Sobre o altar-mor existe uma grande tela representando a padroeira da cidade, Santa Maria de Belém. No livreto que acompanhará as imagens de Santa Maria de Belém nas peregrinações de 2021, conheceremos mais sobre a história desta bela e piedosa devoção.

As peregrinações 

Em razão das limitações impostas pela Pandemia da Covid 19, desde o ano passado, tais peregrinações assumiram um novo formato, a saber, somente com a imagem da Padroeira, Santa Maria de Belém, que percorrerá os lares, sem procissões físicas.

As peregrinações seguirão uma agenda de datas, um dia para cada família que manifestou o desejo de receber a imagem em seu lar. Juntamente com a imagem devidamente higienizada (em obediência às normas sanitárias), seguirão livretos com roteiro de orações e meditações para serem rezadas. Cada família que a recebeu em um dia, no seguinte a entrega para outra família, cumprindo uma agenda previamente definida.

No corrente ano de 2021, 06 (seis) imagens de Santa Maria de Belém peregrinarão durante o período de 1º a 31 de agosto, perfazendo um total de 180 (cento e oitenta) famílias, nomeadamente entre os fiéis devotos da Paróquia Nossa Senhora da Graça (Catedral de Belém), mas, também entre fiéis de outras paróquias da área central da cidade.

As peregrinações, muito populares entre os fiéis católicos de nossa Paróquia, são poderosos instrumentos de evangelização. No caso específico das peregrinações em honra da Padroeira de nossa cidade, estas muito fortalecem a nossa fé, aprofundando nossa vida de oração em família e também nos ajuda a melhor vivermos a piedosa devoção a Santíssima Virgem, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *