“A Congregação visa ser uma escola de santidade aos moldes da Virgem Maria, onde Ela é mestra, educadora, e a mãe na fé.”
Monsenhor Agostinho Cruz – Cura da Sé-
A Formação para a implantação da Congregação Mariana Santa Maria de Belém na Catedral, foi realizada na noite do dia 15 de maio de 2024, no auditório da Catedral, com os temas: O perfil mariano da igreja e o histórico das congregações marianas como escolas de santidade. As formações foram ministradas por Monsenhor Agostinho, assessor eclesiástico da Federação das Congregações Marianas na Arquidiocese de Belém, Vigário geral da arquidiocese, Coordenador arquidiocesano de pastoral e Cura da igreja da Sé. Ao todo, quase 70 pessoas participaram, entre elas, diáconos permanentes, religiosas e demais fiéis da catedral e de paróquias vizinhas. Um dos participantes, Sr. Antônio, disse que há 50 anos procurava pela Congregação Mariana, pois seu pai foi congregado mariano em Santarém-PA, e não sabia onde havia grupos de congregações; até que soube da formação, e desejoso de seguir os passos de seu pai, se inscreveu na Escola de Maria
Este ano, a Paroquia Nossa Senhora da Graça completará 407 anos, sendo fundada um ano após a fundação da cidade de Belém, e desde o princípio esteve sob a proteção da Virgem Maria, sob o título Nossa Senhora da Graça, como paroquia e posteriormente como cidade de Belém, com a diocese criada, ficou sob o patrocínio de Santa Maria de Belém, o que reflete a vocação Mariana que a paróquia possui, desta forma, após esses 407 anos refloresce na igreja a espiritualidade Mariana.
Segundo o Monsenhor Agostinho, a expectativa da implantação da Congregação na Catedral é a de vivenciar na vida das pessoas, com maior intensidade, o amor à Nossa Senhora e aplicá-lo ao dia a dia, na vida profissional, na vida familiar e na vida pastoral, permitindo assim, o crescimento do amor a Jesus através das mãos de Maria.
As Congregações Marianas surgiram em 1563, sendo a primeira fundada no Brasil, no ano de 1583, no Colégio dos Jesuítas na Bahia por S. José de Anchieta. Ao longo desses anos as Congregações já deram muitos santos para a igreja, inclusive São João Paulo II que, aos 14 anos, foi membro-fundador de uma Congregação Mariana em sua cidade natal.
Um dos sinais externos do congregado mariano é uma fita azul, que representa o manto de Nossa Senhora, que reveste seus filhos, a qual possui uma medalha pendente em sua extremidade. Nas faces da medalha estão cunhadas as efígies de Nosso Senhor Jesus Cristo de um lado e, do outro lado, a de Nossa Senhora Aparecida.
Após realizar a consagração, os aspirantes, como são chamados os novos consagrados, usam uma fita azul de espessura menor, com uma medalha prata pendente. Já a fita azul, com borda dourada, com medalha de ouro, é reservada aos sacerdotes consagrados. Além da fita, há o Manual Devocionário da Congregação Mariana, que traz as regras de vida de um congregado Mariano, propondo aos seus membros, dentre várias ações a busca permanente da santidade pessoal e a santificação pessoal no próprio estado de vida. Além disso, a pratica da oração do Santo Rosário.
À frente da coordenação da Congregação Mariana Santa Maria de Belém, na Catedral, está o casal Rocco e Eliana Farah, que receberam com muita alegria e satisfação o chamado.
Serão quatro encontros de formação com datas previstas para 29 de maio, 12 e 26 de junho e 10 de julho e um retiro no dia 04 de agosto de 2024. A consagração ocorrerá no dia 18 de agosto com a missa às 19 hr na Catedral. Os congregados constituirão um movimento ativo dentro da igreja, com espiritualidades e ações na comunidade, vivendo a regra de vida dos congregados, com a pratica de ações guiados pela Santíssima Virgem Maria, procedendo como filhos obedientes e fiéis de tão Santa Mãe.
“É com grande satisfação e alegria em nossos corações que recebemos esse chamado do nosso querido Monsenhor Agostinho para fazer parte desta tão importante congregação Mariana. Que o Espírito Santo nos conduza! E Nossa Senhora interceda por nós!“
Rocco e Eliana Farah
As inscrições podem ser feitas através do link: INSCRIÇÃO AQUI
Ingresse em nosso Canal de Notícias da Catedral no WhatsApp: http://bit.ly/noticiascatedral