Texto: Cassio Pessoa Araújo
A igreja catedral é a igreja mãe de toda a Igreja Particular. Na sé – catedral encontra-se a cátedra do bispo – a cadeira, onde o Bispo Diocesano exercita uma das suas três missões fundamentais, que é o “munus docendi”, ou seja, o múnus de ensinar as verdades da fé para os seus diocesanos.
Para bem servir o povo de Deus, o Bispo Diocesano nomeia um sacerdote idôneo para assumir a função de Cura de sua sede, lembrando a todos que antes de tudo a obrigação pastoral primeira da catedral, é do bispo diocesano. E, como em todas as paróquias, o cura da Sé de Belém é aquele que dinamiza e anima a vida pastoral desta porção do povo de Deus.
Após suceder dois grandes Curas: Mons. Nelson Soares (1985-1998 e Côn José Gonçalo (1998-2017), ainda guardados na memória de tantos paroquianos, chega no dia 15 de janeiro de 2017, o então Pe. Roberto Cavalli Jr., para assumir a árdua missão de continuar a salvaguarda da Igreja Mãe de nossa Arquidiocese de Belém, pois como bem diz a Sacrosanctum Concilium no número 41:
Que o Altíssimo continue a abençoar o ministério exercido pelo Cônego Roberto a frente da Catedral de Belém, e fortaleça cada dia mais sua fé e dedicação ao serviço da Igreja.
Fotos: POSSE CÔN. ROBERTO EMILIO CAVALLI JR – por Silvia Ataide