Close

Centro de Evangelização São João Paulo II – Casa de Retiro

  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • Centro de Evangelização São João Paulo II – Casa de Retiro

Centro de Evangelização São João Paulo II – Casa de Retiro

APRESENTAÇÃO

Este documento tem como objetivo apresentar a casa de retiro “São João Paulo II”, localizada na Rua Dr. Assis, nº130, Cidade Velha, inserida no território paroquial da Catedral de Belém, sob administração da Comunidade Católica Nova Aliança. 

Esta casa de evangelização quer proporcionar aos filhos e filhas de Deus uma experiência transformadora e restauradora do amor de Deus em sua vida, através de retiros de espiritualidade pessoal ou grupal, cursos de formação, acompanhamento espiritual, ação social, encontros e atividades paroquiais, arquidiocesanas e missionárias.

É um espaço que vem sendo preparado, com muito esmero pela Comunidade católica Nova Aliança, com o intuito de proporcionar a todos uma experiência de acolhimento e profunda intimidade com o amor do Pai, seja através do carisma próprio do grupo, movimento, pastoral, ou de cunho pessoal, de quem procura o espaço ou através do nosso Carisma Nova Aliança, se assim desejarem.

BREVE HISTÓRICO

Wkbr3tH aTARVnY

O prédio hoje chamado Centro de Evangelização São João Paulo II, foi o antigo Seminário Interdiocesano São Gaspar, onde formavam seminaristas de várias dioceses que compõem o Norte II, que encerrou suas atividades em 2015. Em 2016 começa o comodato com a arquidiocese de Belém que passa o prédio para a responsabilidade da Catedral Metropolitana de Belém, que até então não tinha muitos espaços a oferecer para as suas pastorais, movimentos e grupos de serviço. 

No ano de 2017 a Comunidade Católica Nova Aliança, a pedido do Arcebispo Dom Alberto Taveira Corrêa, passou a residir no Centro de Evangelização São João Paulo II, assumindo a missão de administrar e resguardar os objetivos primeiros que foram mencionados no tópico acima. 

ADMINISTRADORES – QUEM NÓS SOMOS?

“A partir do Concílio Vaticano II, o Espírito Santo, suscitou uma nova primavera na Igreja. As flores e os frutos dessa primavera podem ser vistos, sobretudo, nos novos movimentos e nas Novas Comunidades de Vida e Aliança, envolvendo especialmente os jovens que deixam tudo, os prazeres do mundo, a família, para servir a Deus unicamente.”

 bt3bJr8lCsYPiuiXieF4jUJh12aJ025ASxNHjsEgc38mhEJULqvybQvYf mFXBFTwsblkmQxxF7mwx2gyAXdVmpbCQNiz2hC0elwC

A Comunidade Católica Nova Aliança é reconhecida pela Igreja como sendo uma Nova Comunidade, uma nova forma de vida consagrada suscitada pelo Espírito Santo no seio da Igreja, como afirma São João Paulo II. 

Foi fundada na década de 90, por Magno Fernando José Ferreira, leigo celibatário. Recebeu sua aprovação nos termos do Cânon 332 § 1 do código de Direito Canônico na Diocese de Anápolis – GO, pelo então, Bispo Diocesano Dom Manoel Pestana Filho (in memoriam). Composta por fiéis Leigos, celibatários ou casados, Sacerdotes e Diáconos permanentes, e sua vocação se expressa em duas formas de consagração que se complementam: a comunidade de vida e de aliança.

Tendo como principal objetivo anunciar o nome de Jesus a todos os povos, utilizando todos os meios possíveis para atingir este fim, vivendo confiados à Providência Divina, buscando viver a oração profunda e a vida fraterna com intenso amor.

O carisma “Nova Aliança” surgiu com a missão de ajudar a humanidade, de forma pessoal, a se redescobrir, ou mesmo se descobrir, filhos amados, aos moldes do filho por excelência, Jesus Cristo e conduzir cada pessoa, por meio dos dons do Espírito Santo, a uma experiência profunda de intimidade com Deus, fazendo-as perceberem e viverem o dom de ser filho e a graça de se ter um Pai.

HORÁRIOS DAS ATIVIDADES DA COMUNIDADE NOVA ALIANÇA

Todas as manhãs são reservadas para os momentos de espiritualidade, formação e trabalhos internos.

Todas as tardes são reservadas para o atendimento externo no Centro de Evangelização, visitas nos hospitais, visitas nas casas, organização do Centro de Evangelização e preparação das pastorais da comunidade.

Quinta-feira, das 14h às 17h, Atendimento com oração ao público externo. 

Atividades Missionárias, Adoração ao Santíssimo com louvor e meditação; Cerco de Jericó; Reunião do grupo “Ser de Deus” para jovens ou o encontro do “Juventude Missionária”; Reunião do grupo “Ser de Deus” para casais; Reunião do grupo “Santos de Calça Jeans” para adolescentes; Semana missionária com visitas domiciliar; Retiro pessoal com acompanhamento espiritual; Retiros de formação e espiritualidade e temos, também, um ministério de música para cantar em Celebrações Eucarísticas.

Obs.: É necessário o agendamento com antecedência para qualquer atividade no centro de evangelização com os administradores.

ESPAÇOS DISPONÍVEIS PARA ATIVIDADES PASTORAIS

ESPAÇO NOVA ALIANÇA 

Sala são Francisco de Assis– Capacidade para 30 pessoas (cadeiras, quadro branco, climatizado)

Sala Santa Josefina Bakhita- Capacidade para 30 pessoas (cadeiras, quadro branco, climatizado)

Sala Santa Terezinha do menino Jesus- Capacidade para 5 pessoas (cadeiras, quadro branco, climatizado)

Lanchonete e Livraria Nova Aliança

ESPAÇO CASA DO PÃO

Capela São João Paulo II- Capacidade 60 pessoas

Sala Venerável Frei Daniel- Capacidade para 25 pessoas (cadeiras, quadro branco, climatizado)

ESPAÇO CASA DA CRUZ

Auditório Santa Cruz- Capacidade para 60 pessoas (cadeiras, quadro branco, climatizado)

Dormitórios- Capacidade para 60 pessoas (3 camas, 1 banheiro, 1 guarda-roupa)

Banheiro social (masculino e feminino)

Refeitório São José- capacidade para 60 pessoas (mesas e cadeiras)

Cozinha

ESPAÇO CASA DA MANJEDOURA

Auditório Santa Maria de Belém- capacidade para 70 pessoas (cadeiras, quadro branco, climatizado.)

Cozinha 

Refeitório Mãe da Providência

mRkcZrBsvAVm8etXjMQVMImSIPqCgFRn79wweYw mwo9 tE1bfwHZKQq8kRvB7mAsRhUOwl

Confiados à proteção da Virgem Maria, Estrela da Evangelização, agradecemos e nos colocamos à disposição desta paróquia, assim como de seu pároco para agendamento de uma visita e para darmos informações a respeito do espaço e das atividades aqui apresentadas.

Ana Paula Baroni – Coordenadora da Missão na Arquidiocese de Belém-PA

CONTATO: (91) 98217-9327

Localização: 

Centro de Evangelização São João Paulo II

Rua Dr. Assis, 130 – Cidade Velha

Belém – ParáGoogle Maps: https://goo.gl/maps/XLqFECs1zRPXQdrB6

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *