Com o tema “Ele será grande diante do Senhor” – Lc 1, 15, teve início na última terça (20), a Festividade de São João Batista, na Igreja de São João- Cidade Velha – pertencente à catedral de Belém.
Na programação de abertura os fiéis participaram da novena, seguida da Santa Missa presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, Dom Paolo Andreoli. Após a Celebração Eucarística o sanfoneiro Tista Lima comandou a abertura da programação cultural em nosso Arraial.
A Festividade seguiu até hoje, dia 24.06, dia de São João, um dos mais conhecidos Santos Juninos.
Na Santa Missa presidida por Dom Alberto Taveira, Arcebispo de Belém, às 7h, fomos convidados à refletir sobre vários exemplos que São João nos traz com sua vida. D. Alberto falou sobre “vida e missão”, nos trazendo para uma partilha que nos mostra que Deus nos criou para viver sua comunhão de forma prática, com responsabilidades a serem descobertas em cada vocação e missão a serem assumidas junto à Igreja e a partir desta, para com cada irmão e irmã. Falou ainda da ousadia, coragem e firmeza de João Batista, de alguém que enfrentou seu ministério de forma sempre muito fervorosa. O Arcebispo pediu para que cada um saísse da celebração ciente das dificuldades e responsabilidades diante dos desafios, e que com a mesma ousadia, coragem e firmeza com que São João enfrentou seu tempo, nós também buscássemos confiar em Deus, e nas graças recebidas d’Ele pra enfrentarmos estes desafios sem esmorecer. E por último, falou sobre o martírio de João Batista, que perdeu a cabeça em nome de sua fé. Pediu que pensássemos com os mesmos pensamentos de Deus, que nos pede para clamarmos pela força do Espírito Santo, para que as urgências dos tempos atuais nos façam perguntar continuamente o que Deus quer e o que Ele pensa para nossa existência cristã.
VIVA SÃO JOÃO BATISTA
Galeria de Fotos: Facebook da Catedral de Belém