Close

GRATIDÃO E BOAS-VINDAS

GRATIDÃO E BOAS-VINDAS

Duas figuras centrais do apostolado em nossa Catedral despedem-se de nossa Igreja neste início de ano. O Cônego Roberto Emilio Cavalli Junior parte para navegar em águas mais profundas e desafiadoras, bem como nosso Vigário Paroquial, o Pe João Paulo Dantas, que assumirá novas missões.

“ apenas e tão somente o nome de Jesus Cristo que lhe cabe anunciar aqui e em todas as tarefas que Nosso Senhor lhe conceder. Seja fiel ao essencial e capaz de guardar aquilo que não passa”.

Palavras de D. Alberto Taveira, Arcebispo de Belém, na missa de posse do novo (à época) Cura da Sé, o Pe Roberto Emílio Cavalli Jr

E assim o Côn. Roberto cumpriu fielmente sua missão à frente da Igreja Mãe de nossa Arquidiocese.

“Não fostes vós que Me escolhestes, mas Eu vos escolhi” (João 15,16).

Em 15/01/2017, o Pe. Roberto Emilio Cavalli Junior iniciou suas funções como Cura da Sé de Belém. Na homilia da Missa de Posse do novo Cura, Dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém, destacou a figura de São João Batista apresentada no Evangelho, “o Padre tem como missão apontar o Cordeiro de Deus na pregação da Palavra e na ação pastoral, chamando o povo para a Igreja”. Dom Alberto ainda aconselhou o novo Cura a ter  “apenas e tão somente o nome de Jesus Cristo que lhe cabe anunciar aqui e em todas as tarefas que Nosso Senhor lhe conceder. Seja fiel ao essencial e capaz de guardar aquilo que não passa”.

De fato, esta palavra foi tomada e vivida pelo novo Cura, ao longo destes 6 anos, muitos foram os trabalhos pastorais e de evangelização empreendidos pelo Côn. Roberto. Uma de suas grandes marcas na igreja Catedral, foi a implantação de energia solar, um grande desafio, mas que foi cumprido com zelo e amor.

 Como bem diz a Sacrosanctum Concilium no número 41: “todos devem dar a maior importância à vida litúrgica da diocese que gravita em torno do bispo, sobretudo na igreja catedral: convencidos de que a principal manifestação da Igreja se faz numa participação perfeita e ativa de todo o povo santo de Deus na mesma celebração litúrgica, especialmente na mesma Eucaristia, numa única oração, num só altar a que preside o bispo rodeado pelo seu presbitério e pelos seus ministros”, Côn. Roberto Cavalli Jr. tinha a árdua missão de continuar a salvaguardar o patrimônio litúrgico e artístico da Catedral de Belém. No dia da sua posse, pe. Roberto comprometeu-se em “manter o zelo litúrgico que é nossa marca”, e assim o fez ao longo de sua administração, se unindo a tantos que zelam e cuidam, também, do patrimônio da Sé de Belém.

Além de Cura da Sé, o jovem padre Roberto assumiu ao longo dos anos várias funções na Arquidiocese de Belém: foi admitido no Cabido Metropolitano, recebendo o título de Cônego e também foi Vigário Episcopal da Região Santana, a qual pertence a Paróquia Nossa Senhora da Graça.

Inúmeras são as alegrias vividas pelo Côn. Roberto ao longo do exercício pastoral a frente da Igreja Catedral de Belém . Muitos frutos colhidos, e vários momentos de dificuldades, mas certamente nunca faltou o auxílio de Deus e a intercessão constante da Virgem Maria. Que o Altíssimo continue a abençoar o ministério sacerdotal do Cônego Roberto, nesta nova missão como reitor do Seminário São Pio X, e assim fortaleça cada dia mais sua fé e dedicação ao serviço da Igreja. Nossa gratidão!

Pe João Paulo Dantas e o Côn. Roberto, despediram-se de nossa Igreja nas celebrações realizadas nos últimos dias 6 e 8 de Janeiro. Após as Missas todos reuniram-se no Salão dos Pontificais para render homenagens a nossos Sacerdotes tão queridos.

PE JOÃO PAULO DANTAS

Era Quinta-feira Santa de 2015, quando os paroquianos viram pela primeira vez o Padre João Paulo de Mendonça Dantas concelebrando a Santa Missa, então presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa. Todos nós tivemos uma feliz impressão ao testemunhar a sua piedade, contrição e humildade durante a Santa Missa. Terminada a celebração eucarística, o Sr. Arcebispo o apresentou à nós, assembléia de fiéis leigos naquele ato presentes. Soubemos então do seu largo currículo intelectual e pastoral.

Nascido e criado em Belém, saiu daqui ainda jovem para fazer o postulantado na “Comunidade Católica Shalon”, na casa-mãe localizada na Arquidiocese de Fortaleza-CE. Também lá, ingressou no Seminário cursando “Filosofia”. Posteriormente, fez seus estudos de “Teologia” na Faculdade de Teologia de Lugano – Suíça, onde também fez Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em “Teologia Dogmática”.

Foi ordenado Sacerdote ainda na Comunidade Católica Shalon, tendo feito experiência pastoral em alguns países na Europa e na Terra Santa. Posteriormente, passou ao sacerdócio diocesano, cardinalizado na Arquidiocese de Fortaleza – CE.

Eis que o bom filho retornou à cidade natal, a convite do seu Arcebispo, para coordenar a criação e instalação da Faculdade Católica de Belém.

Em terras da Rainha da Amazônia foi nomeado Vigário de nossa querida Paróquia Nossa Senhora da Graça, (Catedral), bem como Professor de Teologia da Faculdade Católica de Belém.

Na Paróquia de Nossa Senhora da Graça, ele exerceu seu múnus sacerdotal com incansável dedicação e amor, seja no acompanhamento de crianças e adultos da Catequese, seja na preparação para Crisma, seja na coordenação de retiros espirituais e cursos, seja na direção espiritual, seja nos inúmeros sacramentos ministrados.

Padre João Paulo criou a Escola Bíblica “São Jerônimo”, a Escola de Espiritualidade “Santa Tereza” e a Escola de Teologia “Santo Tomás”, nas quais foram ministrados muitos cursos que fizeram da Catedral de Belém um reputado espaço de formação intelectual católica.

A convite do Arcebispo de Belém, coube ao Padre João Paulo de Mendonça Dantas proferir a primeira edição do Sermão do Descendimento da Cruz. A memorável pregação marcou a noite da Sexta-feira Santa de 2016 na Catedral de Belém, com um misto de conhecimento teológico, piedade e oração, que a todos tocou profundamente.

E assim será ele sempre lembrado por nós… um sacerdote erudito, humilde e piedoso, que sempre ia às lágrimas quando falava de Nossa Senhora em suas homilias.

Nossa comunidade paroquial registra o seu reconhecimento e gratidão ao Padre João Paulo pelo legado que aqui deixou.

Asseguramos-lhe as nossas orações.

CHEGADA DO MONSENHOR AGOSTINHO

Da mesma forma, nossa comunidade recebe com muito carinho o Mons. Agostinho Cruz.

Em sua acolhida, D. Alberto Taveira falou da missão do Mons. Agostinho na Catedral de Belém, relembrando a história de João Batista. Disse o Arcebispo: “…onde está Jesus?”, referindo-se ao gesto do apóstolo João que por vezes pontuou “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo…”, João 1:29. Desta forma enfatizou a missão prima do novo Cura, que é mostrar ao povo onde está Jesus. Ainda sobre a atitude de João Batista, e o preceito do novo Cura, citou: “É necessário que Ele cresça e eu diminua…”, João 3, 30-31. “. “O Sacerdote é aquele que deixa Jesus crescer…”, prosseguiu o Arcebispo, citando a qualidade do Monsenhor como bom entendedor do significado de servir à nosso Senhor Jesus e ao seu povo. Pediu ao Sacerdote que não pensasse com sua cabeça, mas permitisse-se conduzir pelo Espírito Santo em suas ações de cuidado com tudo o que envolver a Sé, a casa do Bispo.

Como bom pastor que é, fez questão de celebrar o povo e sua realidade, que acolhe o novo Cura, clamando a todos que assumam suas missões para viver a graça de seu batismo em todas as suas dimensões e em todos os lugares, juntamente com o Mons. Agostinho.

Já empossado, o Monsenhor fez questão de agradecer ao Côn. Roberto Cavalli Jr por todo seu trabalho a frente da Catedral de Belém. Lembrou de todos os seus valores familiares, e de sua história a frente da paróquia São João Batista, Nossa Senhora das Graças.

Citou seu lema de ordenação “O amor é maior”, que virou canto, composto por uma paroquiana de sua comunidade, e cantado pela Schola Cantorum na oportunidade de sua posse como Cura da Sé.

Com carinho lembrou dos tempos pregressos em que, como seminarista, foi acolhido em nossa Catedral nos anos de 2007 à 2009, e em 19 de Junho de 2010, foi ordenado Sacerdote e enviado para exercer seu ministério na paróquia Nossa Senhora das Graças, em Icoaraci.

Lembrando Maria, como sua Mãe, ressaltou a graça de Deus em sua vocação e dom ministerial, e pediu as orações de todos para testemunhar com a vida seu lema sacerdotal, que diz que “O amor é maior”.

A COMUNIDADE

Somos gratos ao Pe João Paulo Dantas e ao Côn. Roberto Cavalli Jr por todo amor dedicado à nossa comunidade paroquial, e pelo cuidado com a igreja Mãe de nossa Arquidiocese. Suas obras estarão eternizadas nos corações de todos nós, e serão traduzidas em ações de amor e fraternidade, seguindo os ensinamentos do Cristo.

Ao Mons. Agostinho, nossas boas-vindas, e votos de que seja frutuoso seu ministério a frente de nossa Catedral. As forças vivas de nossa paróquia estarão sempre à disposição para bem cumprirmos juntos a missão de semear o amor do Cristo por onde passarmos.


Colaboração

Texto Côn. Roberto – Cassio Pessoa Araújo

Texto pe João Paulo Dantas – Daniele Vieira

Arte e Texto Mons. Agostinho – PASCOM Catedral de Belém

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *