Close

Lançamento do Cartaz da Festividade

Lançamento do Cartaz da Festividade

Cartaz 2020 SMB otimizado 1

Tradicionalmente no dia 01 de setembro de cada ano é comemorado o dia da PADROEIRA DA CIDADE DE BELÉM – SANTA MARIA DE BELÉM – cuja data é celebrada na Catedral Metropolitana de Belém com uma vasta programação litúrgica e cultural, que neste ano, iniciará em 27 de agosto e terminará no dia 01 de setembro/2020.

Nos últimos 10 anos, a Festividade em homenagem a Santa Maria de Belém, foi totalmente reformulada pela Diretoria da Festividade, o que resultou numa maior divulgação e participação popular no evento. Estima-se que, no último ano, cerca de 60 mil pessoas participaram diretamente ou tomaram conhecimento dos programas litúrgicos e sociais em homenagem a Padroeira de Belém.

Neste ano, ainda sob a direção do Cônego Roberto Cavalli, Cura da Sé, a Festividade de Santa Maria de Belém passará por algumas reformulações, devido a pandemia de Corona Vírus em todo o mundo, refletindo fortemente em nossa Cidade, levando as autoridades sanitárias a editarem regramentos de prevenção, com base, no isolamento social.

Mesmo assim, o objetivo da realização da Festividade, é consolidar cada vez mais no calendário de eventos religiosos da Cidade de Belém e da Arquidiocese de Belém, essa tradicional homenagem à Padroeira da Cidade, em especial, no período pré-Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

Neste sentido, a programação da Festividade envolverá eventos litúrgicos na Catedral (peregrinações, missas, novenas, procissões) e o tradicional Arraial Cultural da Sé, no espaço entre a Praça Frei Caetano Brandão e a Igreja de Santo Alexandre, no formato de DRIVE THRU e DELIVERY, o qual tem sido, nos últimos anos, um importante evento religioso-cultural da Cidade de Belém.

Os recursos auferidos no Arraial Cultural da Festividade serão empregados na manutenção e na conservação do patrimônio histórico da Sé Metropolitana, bem como nos projetos sociais e pastorais do Centro de Social São João Paulo II, subordinada a Catedral Metropolitana de Belém.

Para que a Festividade de Santa Maria de Belém alcance a divulgação e o reconhecimento junto à sociedade belenense é necessário dar ampla visibilidade ao evento através de parcerias com entidades públicas e privadas.

Na realidade atual, a Festividade de SMB 2020, está preparando uma ampla Programação Litúrgica e Cultural, no período da Festividade, sendo a Litúrgica acontecerá principalmente na Igreja da Sé, com Novenas iniciando as 18hs, seguida da Santa Missa as 18hs.

Na Programação Cultural, haverá LIVE’s de artistas paraenses, sempre com início as 20hs, transmitidas pelos canais eletrônicos nas redes sociais (FacebookInstagram e YouTube) da Catedral de Belém e funcionamento do DRIVE THRU e DELIVERY, desde às 18h ao lado da Praça Frei Caetano Brandão, em frente a Catedral de Belém.

Dentre as peculiaridades de nossa Festividade podemos destacar a riqueza diversidade cultural de suas noites temáticas e atrações musicais.

Todas as Programações Litúrgica e Cultural, serão amplamente divulgadas pelos meios de comunicação existentes e, obedecerão todos as recomendações sanitárias impostas pelas autoridades governamentais sanitárias.

A nossa Festividade já iniciou com o Lançamento do Cartaz, no dia 12 de julho, que este ano traz como tema Senhora de Belém, mãe da esperança. Os mesmos serão distribuídos aos paroquianos e visitantes nas missas dominicais e poderão também ser encontrados na secretaria da paróquia em horário comercial.

Venha, participe, a Festividade de Santa Maria de Belém é nossa, pertence ao povo paraense.

1 thought on “Lançamento do Cartaz da Festividade

  1. Tiago Pereira

    Essa festividade nos faz olhar Santa Maria de forma muito mais terna. Saber q Ela guarda nossa Arquidiocese, e os caminhos de nossa Igreja, nos faz crer ainda mais na salvação q aguarda cada lar daqueles q n’Ela creem, e por Ela buscam seu filho Jesus.
    Parabéns a todos que nos proporcionam esta linda Festa em honra à figura de Maria!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *