Close

FESTIVIDADE DE NOSSA SENHORA DA GRAÇA

FESTIVIDADE DE NOSSA SENHORA DA GRAÇA

Padroeira Titular da Catedral Metropolitana de Belém

Com alegria no coração e na certeza da materna proteção da Virgem da Graça, iniciamos mais uma festividade em honra da padroeira Titular da Catedral de Belém do Pará e na ocasião render graças a Deus pelos 403 anos da Paróquia Nossa Senhora da Graça.

Fundada em 1617, a primeira igreja matriz da imensa região amazônica brasileira, foi dedicada sob os auspícios de Nossa Senhora da Graça. Um primitivo templo foi erguido pelos padres jesuítas, que se manteve em pé graças à várias reformas feitas ao longo do tempo. Em 1714, o templo desmoronou por completo, passando assim os ofícios da matriz para a Igrejinha de São João Batista. Desde a sua criação como paróquia Nossa Senhora da Graça até o templo antigo ruir por completo passou-se 97 anos (1617 – 1714). Já no final do governo pastoral de Dom Frei Guilherme de São José e Queiroz – 2° Bispo do Pará, no ano 1748, foi lançada a pedra fundamental da nova Matriz e Catedral do Bispado do Pará. Em 23 de dezembro de 1755, com a nova igreja ainda em obras, ocorreu o traslado do Santíssimo Sacramento da Igreja de São João para o novo templo, onde está instalada até os dias de hoje a sede da Paróquia e Sé de Belém.

A Solenidade de Nossa Senhora da Graça é celebrada no dia 09 de julho, e este ano, devido as recomendações sanitárias, não faremos a tradicional procissão luminosa. Porém, para marcar este solene dia, será cantada as Vésperas com “Te Deum”, seguida de Santa Missa. Para culminar a festa, teremos uma carreata, que irá percorrer as ruas da Cidade Velha. Pedimos a todos os paroquianos que enfeitem a frente de suas casas e as ruas por onde a Imagem de nossa Padroeira passará, e animem todos os seus vizinhos, para que possamos fazer juntos uma bela homenagem à Mãe da Divina Graça. Confira o trajeto da carreata:

– Saída da Catedral de Belém; Rua Padre Champagnat; Rua Siqueira Mendes; Igreja do Carmo (homenagem do Setor do Carmo); Beco do Carmo; Rua São Boaventura; Av. Almirante Tamandaré; Rua Padre Eutíquio; Rua Avertano Rocha; Tv. São Francisco; Pass. Manoel Pedro (homenagem do Setor São Pedro e São José); Tv. São Pedro; Rua Avertano Rocha; Rua Ângelo Custódio; Tv. Joaquim Távora; Igreja de São Joãozinho (homenagem do Setor São João); Rua Dona Tomásia Perdigão; Tv. Felix Rocque; Rua Dr. Asss; Tv. Cap. Pedro Albuquerque; Rua Ângelo Custódio; Av. Tamandaré; Tv. Gurupá, Rua Dr. Rodrigues dos Santos; Tv. Joaquim Távora; Rua Cametá; Tv. Gurupá; Rua Dr. Malcher; Chegada na Catedral de Belém (homenagem do Setor da Graça).

Lembramos que a festividade de Nossa Senhora da Graça correrá de 05 a 09 de julho. O acesso ao templo permanecerá com o numero reduzido de fiéis. Solicitamos que façam a retirada do tickets para as missas da festividade de nossa padroeira com antecedência na Secretaria paroquial, em horário comercial.

Que a Virgem da Graça abençoe a todos nós!


SERVIÇO:

Funcionamento da Secretaria da Catedral

SEG a SEX: 08h às 12h / 14h00 às 17h00
            SÁB: 08h00 às 12h00
            DOM: Fechada

Fale com a gente: https://linktr.ee/catedraldebelem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *